
As relações interpessoais na psicologia.
As relações interpessoais são preponderantes para o desenvolvimento e bem-estar psicológico. Através delas construímos a nossa identidade, regulamos as nossas emoções e aprendemos padrões comportamentais que influenciam as nossas vivências.
O "self", como o conhecemos, é resultado da interiorização de papéis sociais, pelo que se constrói em sociedade, na interação com os outros. Vários autores destacam a importância das relações interpessoais na saúde psicológica. A própria personalidade dos indivíduos forma-se na relação, ou seja, os vínculos criados ao longo da vida têm grande impacto no desenvolvimento de cada pessoa, nomeadamente os primeiros relacionamentos que, por sua vez, traçam o modo como cada um de nós se envolve. Neste sentido, a empatia e a autenticidade andam de mãos dadas, pois aprendemos através da observação e da interação, mostrando proximidade ao outro e vulnerabilidade.
Em consulta de psicologia, é útil elaborar e refletir acerca das relações interpessoais, principalmente no modo como percecionamos o nosso próprio ser e estar, mas também os outros envolventes. A verdade é que estamos sempre em relação e muitos problemas emocionais e comportamentais têm origem na expressão dos vínculos co-construídos e internalizados. Sejam padrões de vinculação inseguros ou dificuldades de comunicação, a psicologia ajuda na aquisição de estratégias relacionais saudáveis, através da promoção de uma maior consciencialização sobre os processos e as competências relacionais.
Abraça o processo terapêutico.
Se sente que as suas relações estão a afetar a sua vida ou gostaria de aprender a geri-las de modo mais equilibrado, marque a sua consulta e dê o primeiro passo para o seu bem-estar.
Date: 30 August 2025
Category: Relações Interpessoais
Tags: Mental Health
Marque a sua 1ª

sessão hoje

