
A hiperatividade e o défice de atenção na psicologia.
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por níveis elevados de desatenção e/ou impulsividade. Estes sintomas tendem a afetar a vida pessoal e académica/profissional dos indivíduos.
Ora, as dificuldades de atenção e concentração, bem como a impulsividade ou hiperatividade, podem afetar de modo significativo o rendimento escolar ou profissional, a autoestima e o estabelecimento de relações interpessoais. Tal acontece porque a pessoa debate-se com a capacidade de organização, a manutenção do foco e o controlo dos impulsos.
Em consulta de psicologia, é útil abordar as problemáticas deste âmbito, na medida em que é possível analisar o impacto da perturbação do neurodesenvolvimento no dia-a-dia de cada pessoa. Deste modo, a psicologia permite a descrição das limitações e potencialidades de determinada pessoa, com o objetivo de traçar estratégias de autorregulação, treinar a atenção e o planeamento, promover competências sociais e facilitar o quotidiano. Toda a intervenção pode envolver a orientação de familiares, uma vez que as rotinas e os ambientes estruturados fornecem suporte ao bem-estar. Neste sentido, também o contexto académico ou profissional pode ser ajustado. O acompanhamento psicológico contribui para melhorar a adaptação.
Abraça o processo terapêutico.
Se sente a sua mente assoberbada ou gostaria de aprender a gerir a sua vida diária de modo mais equilibrado, marque a sua consulta e dê o primeiro passo para o seu bem-estar.
Date: 30 August 2025
Category: PHDA
Tags: Mental Health
Marque a sua 1ª

sessão hoje

