
A ansiedade na psicologia
A ansiedade é uma resposta natural do organismo. Tende a surgir perante situações de desafio ou ameaça. No entanto, pode tornar-se excessiva, persistente ou desproporcional, causando grande sofrimento. Quanta interferência pode causar no seu dia-a-dia antes de pedir ajuda?
A ansiedade manifesta-se através de preocupações constantes, dificuldades em descontrair, sintomas físicos e comportamentos evitantes. São vários os sintomas silenciosos que passam despercebidos e são, muitas vezes, confundidos com stress, por sua vez explicado pelas circunstâncias de vida. Contudo, a dormência face aos vários pensamentos, sentimentos e comportamentos, já normalizados na vivência diária, podem tornar-se exacerbados.
Em consulta de psicologia, é útil trabalhar a ansiedade, porque permite compreender as suas causas, identificar os padrões que mantêm o estado de alerta constante e desenvolver estratégias de regulação emocional mais eficazes. A reestruturação cognitiva pode ser uma metodologia de relevância, pois possibilita rescrever os pensamentos negativos. O treino de relaxamento pode ser uma técnica de interesse, prevenindo futuros ataques de pânico. Outras alternativas podem ser trabalhadas em conjunto, para a redução dos sintomas ansiogénicos e a recuperação do bem-estar físico e psicológico.
Abraça o processo terapêutico.
Se sente que a ansiedade está a afetar a sua vida ou gostaria de aprender a geri-la de modo mais saudável, marque a sua consulta e dê o primeiro passo para o seu bem-estar.
Date: 30 August 2025
Category: Ansiedade
Tags: Mental Health
Marque a sua 1ª

sessão hoje

