auto_stories
Artigo

Aprenda mais
connosco

Depressão

Depressão: Quais os sinais de alerta?

calendar_today
2025-09-03
person
Filipe Coutinho

A depressão é mais do que uma emoção. Vai além da tristeza como a conhecemos diariamente. Consiste em viver num mundo sem cor. Trata-se de perder a voz e conter no interior um eco frio. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 5,7% da população adulta mundial vive com depressão. Mas os dados são igualmente alarmantes face à população jovem. As pessoas com depressão relatam dificuldades no cumprimento das tarefas mais básicas e simples, com grande impacto no seu dia-a-dia. Apesar da gravidade, mais de metade das pessoas na condição depressiva não recebe o apoio necessário.

Ora, a depressão pode manifestar-se de modos subtis e silenciosos. Quando devemos pedir ajuda? Precisamos de prestar atenção a alterações no âmbito do comportamento e do humor. Por exemplo, a casa tornou-se uma desarrumação frequente, a tomada de decisão parece insuportável, o isolamento social é cada vez mais apetecível... Todas as mudanças contam uma história, principalmente de desgaste interno profundo. A apatia é um sintoma persistente, causando irritabilidade como uma névoa pesada. As atividades prazerosas deixam de o ser, pois instala-se uma ausência crónica de gosto pela vida. Os sintomas físicos podem mascarar o sofrimento psicológico: dor nas costas, má postura, fadiga profunda, desleixo pessoal, entre outros. Também a alta funcionalidade pode disfarçar a tristeza acumulada, através da manutenção da rotina e da exigência perfecionista que conduz à exaustão. A depressão surge como uma tempestade, escurecendo o horizonte.

Todos os sinais são alertas do próprio corpo para nos lembrar de que merecemos cuidado, empatia e suporte. Não podemos ignorá-los assumindo serem fraqueza. A depressão pode encontrar uma explicação e, consequentemente, um caminho iluminado. A psicologia oferece um espaço seguro onde os sentimentos encontram lugar antes de encontrarem palavras. O peso pode ser partilhado e gradualmente aliviado. A ciência demonstra que, com o acompanhamento adequado, é possível a pessoa recuperar, reconstruir e voltar a encontrar sentido, esperança e serenidade.

Não espere que a vida volte a ganhar cor por si só. A mudança começa no momento em que reconhece que merece ajuda. Procurar apoio psicológico é um passo de coragem e o primeiro para quebrar o silêncio, reconstruir forças e reencontrar sentido.

Marque a sua 1ª

sessão hoje

Consulta de Psicologia

Marcar sessão
calendar_add_on
O que é a saúde mental e porque é importante?
Como posso melhorar a minha saúde mental?
Quais os sinais de problemas na saúde mental?
Como encontrar psicólogos perto de mim?
Os recursos de bem-estar mental incluem a terapia?
Como posso apoiar a saúde mental de um amigo?