Aprenda mais
connosco


Autoestima: O espelho onde me reflito.
A autoestima é o nosso espelho interior. Um espelho invisível que carregamos dentro de nós em todos os momentos. Neste sentido, a autoestima define-se enquanto o modo como olhamos para nós mesmos. Quem somos? Qual o nosso valor? Em que medida conseguimos enfrentar o mundo? Cada pessoa encontra a resposta dentro de si própria. Uma resposta que construiu ao longo da sua vida, com base nas suas vivências, experiências e relações, mas também com influência das palavras que ouviu e afirmou em cada história que contaram ou que contou sobre si. Como tal, é um conceito mutável. Ora, uma boa notícia para quem não gosta de se ver ao espelho.
A ciência mostra-nos que quando cuidamos da nossa autoestima, cuidamos também da nossa saúde mental. As pessoas que constroem boas perceções de si tendem a ser mais resilientes e a recuperar mais facilmente de momentos difíceis. Portanto, vivem em equilíbrio e estabelecem relações mais saudáveis. Quando as pessoas demonstram uma autoestima fragilizada, podem estar expostas a inseguranças, ansiedades e sensações constantes de insuficiência. Mas esclarecemos que a autoestima é algo trabalhado, cultivado e fortalecido.
As consultas de psicologia são de extrema importância para melhorias no âmbito da autoestima. Aprende-se a questionar crenças negativas, a reconhecer conquistas e a olhar os erros sem que estes definam identidade. Além disso, pratica-se o mindfulness, a autocompaixão e a aceitação. A psicologia dá-nos tudo o que precisamos para sermos menos juízes e mais cuidadores de nós próprios.
A autoestima não consiste em acreditar na perfeição e em alcançá-la. A autoestima trata-se de compreender o valor individual, mesmo em cada imperfeição. Ganha a coragem de dizer: "posso falhar, mas ainda assim merecer amor, respeito e espaço para crescer". Porque não há nada mais libertador para uma pessoa do que construir no seu interior o próprio abrigo. Deixa para trás as dúvidas e a sabotagem: "e se eu não for suficiente?". Repara o espelho que se partiu.
Se sente que a sua autoestima é limitadora, dê o primeiro passo. A psicologia pode ser o início de um caminho mais leve, onde aprende a reconhecer quem é e o valor que já tem.
Marque a sua 1ª

sessão hoje

